segunda-feira, 19 de março de 2012

Quem inventou a máquina de costura?

Como é incrível que uma máquina tão simples possa fazer tantas coisas...
O que é mais interessante ao se pensar na história da máquina de costura, é que ninguém pediu para que ela fosse inventada! Simplesmente alguém pensou em facilitar uma tarefa que demandava muito tempo...
A partir da idéia de modificar a posição do olhal da agulha é que finalmente foi possível que se criasse uma máquina capaz de reproduzir os pontos utilizados manualmente para coser.
Isto aconteceu em 1755, quando o alemão Karl Weisenthal criou o primeiro modelo de máquina de costura. Porém como seu invento não teve sucesso, ficou esquecido na história. Quase 100 anos mais tarde, em 1846, o americano Elias Howe utilizou um modelo semelhante de agulha com olhal na ponta e conseguiu com sucesso criar uma máquina de costurar.
O diferencial do invento de Howe estava na idéia de utilizar uma lançadeira sincronizada com a agulha, modelo utilizado até os dias atuais, sem contar que este invento foi patenteado por Howe, o que não impediu que cinco anos depois, ainda nos Estados Unidos, surgisse a primeira máquina de costura com pedal, uma invenção de Isaac Singer, que ao introduzir uma série de outras melhorias fez com que a máquina passasse rapidamente a dominar o mercado.



Embora alguns modelos criados tenham obtido algum destaque na história, o mérito da invenção da máquina de costura não pode pertencer a um só inventor, uma vez que cada um deles, com seu sucesso ou fracasso, construiu uma etapa da história e a máquina de costura nos moldes que conhecemos hoje é fruto do trabalho de vários inventores de diversas épocas.
Confira no link abaixo fotos incríveis de máquinas de costura antigas (o site é em inglês, mas o link já está colado no tradutor pra facilitar!!):

SEWING MACHINE COLECTOR
Aqui no Brasil também há outros apaixonados por essas maquininhas fantásticas!! Confira o link deste colecionador paranaense:
MUSEU DE ANTIGAS MÁQUINAS DE COSTURAR

Em muitos museus de localidades do interior ainda podemos encontrar algumas dessas raridades, mas o que é mais interessante são as histórias que as peças trazem... cada uma fez parte de um tempo, de uma história, de uma vida... sabe-se lá quantos casaquinhos de bebês ou vestidos de festa já coseu... fica em nossa imaginação as histórias que estas preciosidades querem nos contar e que ficaram perdidas no tempo...
Fonte: Passado Curioso

3 comentários:

  1. A História da Máquina de Costura me interessa bastante!

    ResponderExcluir
  2. Sou costureira ,comecei a costurar com minha avó tinha mais ou menos 4 anos com 13 anos costurei um lindo vestido de renda para mim amo costurar.

    ResponderExcluir